Turismo
Itaituba possui boa infra-estrutura hoteleira para receber turistas e visitantes, contanto com diversos hoteis categorizados de 1 a 4 estrelas.
A cidade apresenta também grande potencial ecoturístico, onde estão incluídos atrativos de exuberante beleza, como: cavernas, cachoeiras, águas minerais e minero-termais, além de uma grande quantidade de praias e lagos piscosos, localizados principalmente próximo a sede do município.
Destaca-se nesse contexto a região denominada de São Luiz do Tapajós, que está situada a cerca de uma hora de carro, a partir da sede do município. A região possui belas praias e ilhas ao longo do Rio Tapajós, que por sua vez nos meses de agosto, setembro e outubro apresentam-se com águas esverdeadas e cristalinas, devido a formação rochosa do fundo do rio, uma característica encontrada somente nessa região. Desta maneira vale conferir os atrativos de Itaituba que possui um conjunto muito agradável aos turistas da pesca esportiva, que também poderão sair a procura de grandes tucunarés no Lago do Jacaré.
Caverna Paraíso
![Caverna Paraíso](http://ciadamata.com.br/imagens/locais/caverna_paraiso.jpg)
A entrada da caverna está localizada nas coordenadas 04º 04’04” S e 55º 26’45” W, entre os igarapés Baixa Fria e Jibóia . A caverna é constituída de calcário, apresenta mais de 300 metros quadrados de salões e galerias com belos e variados espeleotemas como: estalactites, estalagmites, cortinas, travestinos, etc. Além dessas maravilhas, pode-se encontrar rios subterrâneos, que são formações características de cavernas em rochas calcárias. Ê importante ressaltar que o local é considerado como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia.
Tabuleiro Monte Cristo
![Tabuleiro Monte Cristo](http://ciadamata.com.br/imagens/animais/monte_cristo.jpg)
Hotel Fazenda Maloquinha
A fazenda oferece ainda queijos, refeições, lanches e chás. Por ser um ambiente familiar e cristão, não é permitido o consumo de bebida alcoólica no local.
Parque Nacional da Amazônia
![Parque Nacional da Amazônia](http://ciadamata.com.br/imagens/animais/arara.jpg)
Localizado à margem esquerda do Rio Tapajós, o parque é cortado pela BR-230 (Rodovia Transamazônica). Saindo da sede do município, o percurso até o parque leva meia hora, de carro ou de ônibus. No acesso fluvial, leva-se cerca de 1 hora de viagem. O parque conta com uma boa infra-estrutura, trilhas educativas, mirante para o Rio tapajós além de fácil acesso.
O parque é rico em fauna, porém, com pequeno número de indivíduos de cada espécie normalmente de hábitos noturnos. Encontram-se também espécies ameaçadas de extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, além de répteis e uma notável fauna aquática.